sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Projeto: ‘’ONDE CANTA O GALO- CÁPSULA DO TEMPO”

 
      O projeto em educação patrimonial “Onde Canta o Galo” surgiu como uma proposta de resgatar a memória da comunidade local e integrar o trabalho dos grupos de referência em torno da mesma temática, criando uma identidade para o grupo, o  que possibilita a reflexão e a troca entre os pares.
       Se debruçar sobre a memória é estabelecer um elo constante na  evolução,  onde passado, presente e futuro se entrelaçam. A rapidez com que se processam as informações no que denominamos século do conhecimento faz com que não pensemos nos eventos do cotidiano,  não dando a eles a devida importância. É preciso também  pensar no homem enquanto construtor de história, valorizando as marcas que constituem sua subjetividade.
      O pontapé inicial do projeto aconteceu com a apresentação do mesmo para o corpo docente, com reflexões sobre a temática e formação para toda a equipe, com vários tipos de textos sobre o assunto. Ao final da apresentação foi pedido ao grupo que escrevesse sobre sua história na escola.
Muitas atividades foram sugeridas, mas com a preocupação de propiciar ao professor total autonomia para que as utilizasse, selecionasse outras e sobretudo as adequasse ao seu grupo de referência e aos centros de interesse das turmas, levando em consideração as diversas faixas etárias e as vivências.
Tivemos momentos variados para que  os professores compartilhassem com toda  a equipe da escola o trabalho que estava sendo desenvolvido, socializando as atividades e avaliando o projeto, fazendo e refazendo caminhos.
      Como culminância do projeto, organizamos uma exposição de todo o material produzido durante o desenvolvimento do trabalho e uma cápsula do tempo, onde cada turma depositaria algum material produzido, sendo a cápsula lacrada e aberta  daqui a 4 anos. Como desdobramento da temática, prevemos também o lançamento dos livros produzidos por cada grupo de referência na 1º Feira do Livro da Escola, a ser realizada em novembro do corrente ano.














































Um comentário:

  1. Primeiro projeto no qual toda escola estava envolvida... foi um sucesso.
    Que venham os outros!!

    ResponderExcluir