terça-feira, 12 de março de 2013

Projeto " Música :Cantando e Contando Nossa História"

 







FOTOS DA FORMAÇÃO

Dando continuidade ao projeto realizado em 2012 “Onde Canta o Galo?”: história e memória”, a Escola Municipal Professor Horácio Pacheco realizará durante o ano letivo de 2013 o projeto “Música: Cantando e Contando a Nossa História” que abordará diversos períodos da história do Brasil, do mundo e de cada indivíduo a partir da música.
Também em 2013 comemoramos o centenário de Vinícius de Moraes que será objeto de estudo de um dos sub-projetos que serão realizados pelas turmas de 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental Regular e EJA, culminando na 2ª Feira da Livro da Escola.
Através da música é possível abordar não apenas períodos da história mas também aspectos da cultura de diversos grupos sociais em diferentes tempos e espaços, assim como a história de vida de cada um.
O projeto pretende, então, dar continuidade à investigação da história do bairro e de vida dos alunos e, extrapolando este universo levar os alunos a compreenderem como diversos artistas utilizaram e utilizam a música como denúncia, como alerta.
Também a música influenciou e influencia os comportamentos dos jovens em diversas partes do mundo e em diferentes grupos sociais.
Como é impossível abraçar todos os ritmos, épocas e grupos elencamos algumas categorias que acreditamos serem mais pertinentes a esse trabalho. Contudo, essas escolhas estão abertas a análise por parte do corpo docente. São elas: Samba, Rock,Bossa Nova e Funk.
Para dar início ao projeto e subsidiar as ações para o mesmo, realizamos, no dia 06 de março, uma formação para todo o corpo docente. Realizamos um passeio pela história da MPB, desde os primórdios até a atualidade, retratando através da música e suas letras, importantes momentos históricos, culturais e sociais de nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário