quarta-feira, 9 de julho de 2014

Preparando pé de moleque- sala de recursos

Niterói, 27-06-14

     Dentre os objetivos traçados para o Atendimento Educacional Especializado estão os  de proporcionar  atividades de solidariedade, cooperação e respeito às diferenças. As habilidades e necessidades específicas são sempre levadas em consideração, o que nos leva a buscar estratégias de trabalho que contemple tanto o crescimento individual, como o coletivo.
     O Projeto da escola este ano teve como tema a Copa do Mundo e a sala de recursos procurou seguir este planejamento, integrando-o aos estudos sobre a cultura de diferentes regiões, principalmente as do Brasil. Uma das atividades desenvolvidas envolveram a culinária, onde preparamos uma deliciosa receita de pé de moleque, doce típico de Minas Gerais. Esta atividade reuniu etapas  que iniciou com  a compra dos ingredientes com o aluno Douglas, já que o plano individualizado para ele visou, dentre outros objetivos, o desenvolvimento da sua capacidade de resolver problemas relacionados a tarefas de vida prática.
   Segue um pequeno relato desta experiência com o aluno:
 Dia 27-05-14
       Hoje eu e Douglas fomos até o mercadinho do Bairro a fim de comprarmos os ingredientes para fazermos o pé de moleque com os nossos amigos. Antes, Douglas anotou o que deveria comprar, fazendo uma listagem dos produtos. No caminho, conversamos muito a respeito do que víamos como, por exemplo, os lixos espalhados, pessoas trabalhando, animais dormindo e os estabelecimentos do local. Ao chegarmos à Mercearia de Dona Rosalina cumprimentamos os funcionários e Douglas mostrou a listagem do que deveria comprar. Com a ajuda da professora, leu o que escreveu e perguntou o preço de cada produto. Procuramos analisar quais as marcas eram mais baratas a fim de economizarmos. A partir daí, Douglas foi grafando os valores ao lado e, após, Cristina ( funcionária da mercearia), fez a conta com ele verificando o total. Douglas pegou os produtos na prateleira e, quando fomos pagar descobrimos que só tínhamos R$ 2,00. Nesse momento surgiu à problemática: O dinheiro que tínhamos daria para pagar a compra?  O que faríamos? Então, após questionarmos Douglas, mostrei que dentro da minha carteira havia um cartão. Ele imediatamente identificou que poderia pagar com ele, passando o cartão com a ajuda de Cristina, enquanto eu digitava a senha. Este processo foi bem interessante porque levou o aluno a raciocinar sobre cada problema que ia surgindo.
      Despedimos-nos de todos e agradecemos a gentileza. Levamos as compras felizes da vida para a escola, faltando apenas o amendoim que não tinha na Mercearia.
 
       No dia da preparação da receita, Douglas foi incentivado a relatar esta experiência para o grupo; como foi o passeio, o que comprou e quanto gastou. As crianças participaram ativamente da preparação do pé de moleque e, no final, anotaram a receita e os valores gastos com os ingredientes, fazendo os cálculos com a ajuda das professoras de apoio Tânia, Adriana e Zulmira.
       Como culminância, degustamos o nosso pé de moleque no pátio da escola, iluminados pelo céu azul e ensolarado. Foi uma manhã muito agradável e alegre!
       Segue abaixo a nossa receita de:
              PÉ DE MOLEQUE BOCA DE SIRI
INGREDIENTES:
MANTEIGA
LEITE CONDENSADO
AMENDOIM CRU
CHOCOLATE

MODO DE FAZER:
Coloque na panela a manteiga e deixe derreter. Acrescente o amendoim e deixe dourar. Após, despeje o leite condensado e o chocolate. Mexa até desprender da panela como consistência de brigadeiro. Unte uma forma com manteiga e açúcar e vá colocando as colheradas formando os pés de moleque.  Deixe secar e sirva a seguir.
                                                                DELÍCIA!


                                                   Laura ( professora da sala de recursos)


















Um comentário: