Como projeto principal para o ano de 2015, as turmas de 4º ano elegeram a construção de um diário pessoal. Como etapa da construção do diário, foi realizada uma atividade com o objetivo de resgatar as memórias pessoais dos alunos.
Como vários diários de anônimos e famosos vem sendo apresentados à turma, nesta oportunidade, foi apresentado o livro que contém os registros do diário de Anne Frank.
Além de ser explicado para a turma o momento histórico vivenciado pela autora do diário, foram exibidos vídeos sobre a vida da jovem e imagens de sua família, sua casa e de seus objetos pessoais retratados no diário, onde através da leitura de alguns fragmentos, foi possível perceber a importância daqueles objetos na construção de suas memórias.
Assim, conversamos sobre vários aspectos, inclusive sobre as memórias que cada um guarda dentro de si e sobre a importância das mesmas na vida de cada um.
Os alunos foram então, estimulados a trazer para a sala de aula objetos que trouxessem recordações e tivessem algum significado afetivo para eles.
No dia combinado, os mesmos chegaram eufóricos, querendo mostrar os objetos antes do momento. Foi preparada na sala uma caixa, com o título “ Minhas memórias”, onde os alunos colocaram os objetos trazidos.
Fizemos então uma roda e foram distribuídas folhas com a letra da música “ Minha Vida (Rita Lee)”. Lemos juntos, comentamos sobre a letra e a importância das recordações e depois escutamos e cantamos juntos a música.
Assim, cada um começou a se dirigir à caixa, pegar seu objeto e compartilhar com a turma as suas memórias.
Foi um momento bastante proveitoso para a turma, onde vários alunos se emocionaram muito ao contar suas mais íntimas memórias. Momentos alegres e momentos difíceis foram lembrados pelos alunos com bastante emoção.
Após todos falarem, os alunos escreveram individualmente sobre suas memórias nos diários.
Em um outro momento, ainda sobre as memórias, foi trabalhado com a turma o livro “ O pintor de lembranças”, que conta a história de um pintor que retrata em seus quadros as melhores lembranças das pessoas.
Após a leitura, os alunos foram estimulados a retratar desta vez, através de pinturas as suas melhores memórias.
Este trabalho mostra-se significativo no sentido de que é um auxílio para a construção da identidade dos alunos, elevação da auto-estima,despertando também sensibilidade para observar os acontecimentos da vida cotidiana, além de ter proporcionado também, em nossa turma, um olhar com mais respeito ao outro, compreendendo que cada um traz consigo uma história de vida diferente.
Foi relatado também que o momento foi proveitoso para o convívio familiar, pois ao procurar os objetos, as famílias conversaram e puderam recordar juntos momentos do passado e compartilhar isso com as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário